segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Dicionário de Tiaguês

Às vezes digo ao meu marido que temos de gravar as coisas que o nosso filho diz, porque um dia podemos esquecer e isto é demasiado bom para se perder com o tempo e a fraca memória - embora eu duvide que algumas coisas sejam esquecidas, uma vez que, nesta família, ainda hoje se fala no "autocamalismo" (autoclismo dito pela irmã), no "rudim" (a forma como o meu primo dizia ruim) ou no "nuncional" (quando eu cantava feliz e contente O que é nacional é bom!).
Mas, não vá a memória falhar-me no futuro, ando com vontade de registar as expressões do Tiago, lá na sua língua que é uma mistura de português com Tiaguês. Aqui ficam algumas:

Atuna 
(cenoura)

Calheilha
(colher)

Putino
(muito)

Putina
(música)

Laleila
(lareira)

Baiulho
(Barulho = aspirador)

Quentinho
(aquecedor)

Baiulho quentinho
(Barulho quentinho = secador de cabelo)

Pica-pica
(garfo)

Pumo âianja
(sumo de laranja)

P.S.: Entre a altura em que este texto foi escrito e a data de hoje, em que é publicado, o Tiago já não diz putino, mas sim muto. E eu que não consegui gravar o meu filho a dizer que gosta putino da mamã.


Sigam-me no Facebook aqui

6 comentários:

  1. Pica-pica para garfo? Adoro!!! Que original o nosso Tiago :)
    Faz-me lembrar qd o meu primo, francês, chamava "ça pique" à coca-cola (picava, por causa das bolhinhas ^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque nós dissemos-lhe que o garfo picava, então ficou o pica-pica. E cada vez que fala em facas diz logo "dói-dói" porque as facas fazem dói-dói eheheheh.

      Eliminar
  2. Ahaha! Também é para isto que serve o blog. Adorei o dicionário! Grande volta para dizer cenoura, caramba :D
    Acho que na verdade ele sabe uma língua bastanta mais complexa que a nossa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, ele dá com cada volta às palavras. Come sílabas de umas, acrescenta letras a outras... Mas diz sempre da mesma maneira, à maneira dele, e ainda fica chateado quando nós não percebemos o que ele nos quer dizer :)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Nem mais! O que importa é falar e nisso ele é um tagarela como a mãe ;)

      Eliminar